sexta-feira, 30 de maio de 2014

Termo de compromisso e aceitação da bolsa

Postado por Jennifer Da Silva às 15:08
No dia 19 deste mês, durante a tarde, eu entrei no grupo do face desse edital e o povo tava se questionando sobre algo que eu não vinha pensando a algum tempo: O que eu faria com a minha bolsa de Iniciação Científica quando viesse o termo de compromisso. Pois, não se pode receber duas bolsas pagas pelo governo ao mesmo tempo. Eu cancelaria agora? Cancelaria depois? Precisaria mesmo cancelar? Será que conseguiria cancelar a tempo? Alguns diziam que demorava 15 dias pra cancelar a bolsa, e que temos só dez dias pra aceitar o termo. De certa forma eu estava tranquila, porque eu achava que iria demorar um pouco mais para vir o Termo de compromisso. Mas não. No final daquela tarde eu recebo o email "CNPq - Resultado de Julgamento - Graduação Sanduíche no Exterior - SWG - Reino Unido/UUK - 170/2013"

Por um lado eu estava feliz por finalmente algo de novo estava acontecendo, entretendo ao mesmo tempo comecei a me desesperar porque eu não sabia o que iria acontecer com a minha bolsa de IC. Logo em seguida, corri para o departamento responsável pelas bolsas de pesquisa aqui da minha Uni (Propex), o que não foi de muita ajuda porque eles sabiam o mesmo tanto do que eu, ou seja, nada. Eles falaram que eu realmente teria que cancelar porque não poderia receber as duas ao mesmo tempo. E também, contaram a história de outra menina que ia pro CsF e não conseguiu cancelar a tempo e por causa disso acabou perdendo um mês de bolsa do CsF.

Se eu já tava tensa antes, agora eu tava desesperada mas apertei meu pâncreas para não esboçar nenhuma reação e falei: "cancela, cancela a bolsa agora mesmo.". Ai a mulherzinha entrou no sistema e tentou cancelar, mas isso não foi possível pois a janela para cancelamentos só abre do dia 1 ao dia 15 de cada mês. Ai já pensei "fudeu". O outro homem que tava lá disse para eu ligar pro CNPq e tentar resolver isso (momento em que eu engoli em seco porque tenho pavor de falar ao telefone, principalmente com desconhecidos mas ok), e também disse para eu tentar aceitar o termo para ver o que aconteceria. (Sim, até em tão eu tinha mal aberto o termo de medo do que aconteceria).

Ok, fui pra casa e fiquei focada no grupo do face pra ver se alguém descobriria o que teria que fazer pra eu não precisar ligar lá. No outro dia de manhã, algumas pessoas tavam falando que ligaram pra lá e que quem tem bolsa do CNPq (tipo eu, a minha é PIBIT/CNPq) ela se cancelaria automaticamente antes de entrar a outra bolsa. Ai então eu abri o termo, preenchi e o aceitei. Depois de clicar aceitar apareceu a mensagem falando que havia um conflito de bolsas e se eu queria aceitar mesmo assim. (O que não faz sentido porque minha bolsa acaba dia 31/07 e o CsF só em setembro) Incerta, resolvi ligar pra lá. Primeiro liguei, as 10 da manhã e tava tudo ocupado. Perto das 11:30, tentei ligar novamente mas fiquei quase 45 minutos em espera e nada de ser atendida. Eu não tinha mais tempo, então desliguei o telefone. (Eu queria ligar outras vezes, mas eles não aceitam ligação de celular e eu só to em casa de manhã.)

De tarde, voltei a ir na Propex novamente, falei que não tinha conseguido ligar, que tavam falando que as bolsas do CNPq se cancelam automaticamente, que tinha aparecido aquela mensagem e tal. Ai o homem lá falou que provavelmente seria isso mesmo, que se apareceu essa mensagem e dava pra continuar mesmo assim é porque tava certo, e que na outra menina, era diferente porque ela não consegui aceitar de jeito nenhum. Então, logo naquela tarde dei o aceite, apertei "continuar assim mesmo" na mensagem de conflito. Agora seria só aguardar e ver no que iria dar.

Dois dias depois, dia 21 de maio já chegava no meu email o "CNPq - Envio de documentação complementar de bolsa no exterior" com a tão esperada Carta de benefícios.

O que significa que tudo deu certo. Quem é bolsista do CNPq, não se preocupa que a bolsa vai ser cancelada automaticamente. (Eu ainda to meio insegura, e se mês que vem ela não for cancelada, eu vou lá cancelar quero me livrar logo da pesquisa.) E na carta está todos os valores que iremos receber. Boatos de que em 15 dias úteis chega o Dilmacard, algumas pessoas já receberam mas eu ainda estou no aguardo. Também estou no aguardo do CAS que até agora nada, porque a DMU está dando preferência para os alunos que vão com PSE, o que não é meu caso.

e por enquanto eu fico aqui. esperando.

0 comentários:

Postar um comentário

 

From Leicester With Love Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos