sábado, 16 de agosto de 2014

v-i-s-t-o!

Postado por Unknown às 15:33
Olá!

Hoje irei falar sobre o visto.

Começando do começo, no dia 22 de julho, eu fiz a application para o visto no site Visa4UK (clique aqui). Lá, a primeira coisa que fiz foi fazer um rápido cadastro no site. Depois do email verificado, é só logar no site. Ai então, partiu preencher a application. Ela é bem longa e pode parecer um pouco complicada, mas é bem tranquilo de preencher. Não foi falar aqui todos os detalhes, explicar tim tim por tim tim, pois todas as informações você consegue olhando o seu passaporte, seu CAS e sua carta de benefícios. (e também, há vários posts explicando tudo nos grupos do faces e em outros blogs.)

Após verificar se preencheu tudo certinho, você vai assinar eletronicamente (vulgo digitar seu nome) uma declaração. E ai, você vai agendar o seu appointment que pode ser no Rio de Janeiro, São Paulo e em Brasília. Eu escolhi São Paulo e escolhi o primeiro dia que tinha, que era o dia 13 de agosto e marquei para às 11h30. (Obs: Na hora de escolher como você vai receber o seu visto, só tem "In Person". Mesmo que você que não vá pegá-lo pessoalmente, pode deixar esta opção que tudo vai dar certo.) Para finalizar, você vai pagar o visto que custa por volta de USD 520,00 (deu um branco agora.) que só pode ser pago por um cartão de crédito internacional. Eu não tenho um, por isso, utilizei o do meu pai.  Como era do Itaú e era uma quantia alta, teve que esperar receber o código de segurança no celular para poder finalizar o pagamento. (Na verdade, a treta foi bem maior que essa, porque o cadastro não estava atualizado e blablabla, entretanto no fim tudo deu certo.)


No dia 12, eu embarquei num avião rumo a São Paulo. (Voei pela primeira vez e achei muito divertido rs) Nesse primeiro dia, aproveitei pra turistar, fui na 25 de março e comprei minhas malas para a viagem, depois faço outro post falando sobre elas. No dia 13, cheguei no prédio do WTC por volta das 9h30 (cedo né?) porque eu e meus pais tinhamos medo de nos atrasar. Depois de andar muito e dar muitas voltas, achei a loja da Kodak para tirar as fotos 3,5x4,5 que são obrigatórias para o visto. (Obs: sempre ouvi dizer que essa loja era perto, fácil de achar e só queria dizer que isso tudo é MENTIRA, não é fácil de achar não. São alguns prédios interligados e é possível se perder facilmente por eles. Mas pedindo informação, dá pra chegar lá.) Foram 4 fotos que custaram R$20,00 e demoraram 25 minutos para ficarem prontas. Após isso, ainda era muito cedo e demos uma passeada pelos shoppings. Maaas, mesmo depois disso ainda era muito cedo e tinha mais nada pra fazer. Então fomos pro WTC, mostramos o RG, tiramos uma fotinha e ganhamos um cartão de visitante para poder subir ao 18º andar. Chegando lá, tivemos que tocar uma campanhia e uma mulher nos atendeu. Ela riu porque eu tinha chego muito cedo, mas mesmo assim deixou eu entrar. Ela pediu pros meus pais esperarem na sala ao lado, que é a do Canadá.

Quando eu entrei, ela pediu para que eu desligasse o celular e passou um detector de metais.

 PARTE 1: Ai eu sentei numa das cadeiras, e ela me deu duas folhas para preencher. Uma era pra colocar nome, número do passaporte, número da application, data de nascimento e nome da universidade. Na outra, era só pra assinalar quais documentos você trouxe. (Eu aconselho a deixar esta em branco, que depois eles preenchem certinho pra você. Eu acabei preenchendo a minha errada e ai corrigiram ela depois.). Após esperar um pouco muito, fui chamada no balcão, onde foi verificado toda a documentação.

Os documentos que eu levei foram:

  • Passaporte - original
  • CAS - email impresso e cópia
  • Carta de benefícios - email impresso e cópia
  • Histórico escolar em português - original e cópia
  • Histórico escolar traduzido - original e cópia
  • Application - impresso
  • Appointment Confirmation - desnessário
  • 2 fotos 3,5x4,5
Depois, tive que assinar umas folhas e como eu não moro em SP, tive que pagar o Sedex de R$ 82,00 para entregarem o visto e os documentos até minha casa em SC. (Obs: Essa taxa só pode ser paga por cartão de débito/crédito. Eu ia pagar com o meu cartão de débito, mas eles não aceitam ELO, então tive que chamar meu pai para pagar.)

PARTE 2: Depois disso, aguardei ser chamada para fazer a biometria. Lá eles tiraram as impressões digitais e impressão facial. Pegaram minha assinatura. Ele pede para essa assinatura ser exatamente igual a do passaporte, mas eu tenho um sério problema e não consigo fazer exatamente igual, e a caneta digital na hora deu uma falhada e ela acabou ficando levemente diferente e espero do fundo do coração que isso não dê nenhum problema.

PARTE 3: Agora viria a parte mais temida por mim: A entrevista. (Porque eu sou muito tímida, e sempre fico nervosa na hora de falar com qualquer pessoa. Principalmente quando é algo importante.) Aguardei mais um pouco, até ser chamada em outra sala onde havia um computador e nele já tinha uma mulher me aguardando. E que pessoa mais querida, ela foi muito fofa comigo. Primeiro ela me cumprimentou, explicou umas coisas rapidamente, perguntou como eu tava e eu falei que tava muito nervosa. Ai ela falou que não precisava ficar porque ela era boazinha e perguntou se eu me sentia bem para continuar a entrevista. Depois perguntou nome, data de nascimento, nacionalidade, qual o curso que eu vou fazer, por que eu escolhi esse curso, qual a universidade, por que eu escolhi essa universidade, onde eu vou ficar e por que eu escolhi o UK. Minhas respostas foram péssimas, porque apesar de eu saber que as perguntas seriam essas, eu não sabia como respondê-las. Digamos que eu não tenha pensado muito antes de fazer as minhas escolhas, eu poderia simplesmente responder todas elas com um: "porque sim."

E ai finalmente, acabou. Agora é só aguardar uns 15 dias, e ele chegará em minha residência. (To orando com vigor para que ele chegue antes da minha viagem. Porque pagar a taxa para que ele chegue mais rápido de trezentos e poucos reais não cabia em meu orçamento e o atendente falou que seria desnecessário.)

Foi isso pessoal. O post quase nem ficou longo.

Até mais.

(Obs: Pra quem quiser, tem onibus saindo do aeroporto de Garulhos, que para em frente ao WTC. e vice-versa. Ele custa 36,50.)

0 comentários:

Postar um comentário

 

From Leicester With Love Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos